Gentili, na sua trajetória politicamente incorreta, prefere perder a compostura, o bom senso e a civilidade somente para não perder a piada, e continua seu desfile, seja na TV, seja nas redes sociais, destilando seu humor azedo, barato e politicamente fascista, certamente confiando na impunidade. E feito assombração, durante a madrugada de hoje (11.12), Gentili voltou a atacar um internauta via Twitter; dessa feita, o comediante ofendeu Larissa Medeiros Machado, paraibana, natural de Santa Luzia, psicóloga com atuação no CRAS de Caaporã; a história toda se deu somente porque Larissa disse que preferia Jô Soares a Gentili, que ao menos Jô tinha conhecimento. O comediante não se fez de rogado e twittou o seguinte: “Fanzocas a xingue de puta RT @Larimedeirosss”. E ainda não satisfeito com o ataque, fez uma montagem no Twitter, comparando Larissa à vocalista da Banda Calipso, sendo que o post já está servindo de gozação para os seguidores do apresentador.
Faz tempo que eu deixei de assistir Danilo Gentili, Rafinha Bastos & Cia., pois se trata de um humor que apenas confere uma nova roupagem aos velhos chavões preconceituosos. Mas respeito quem gosta e como os incomodados que se mudem, migrei para programas mais introspectivos; no entanto, é preciso lembrar que as piadas contra negros, prostitutas, homossexuais, portugueses, loiras, já tiveram a sua hora e quiçá na próxima geração sejam tratadas como absurdo.
Assim sendo, o humor, como tudo em nossa vida, também tem o seu limite. O argumento de que “é só uma piada”, não serve para justificar o sexismo, o racismo ou o preconceito contra minorias. Além do mais, ao lado do direito de se manifestar livremente (CF, art. 5º, incisos V e IX), coexiste o direito do criticado, ou gozado, ou parodiado, de não ter a sua imagem, honra, vida privada ou intimidade violados, também garantido pela Constituição (art. 5º, inciso X). Então, o que Gentili disse com a paraibana Larissa não deve ficar impune – até porque ele é uma figura pública, um formador de opinião que tem milhares de seguidores, muitos deles dispostos a reproduzir tudo o que o comediante diz.
Ademais, fica o alerta: vamos praticar um humor refinado, que não agrida ninguém! Pode até dar mais trabalho, pois para se fazer um humor inteligente é necessário pensar… Esse tipo de humor praticado por Gentili & Cia não é humor, é agressão, e deve ser evitado a todo custo, pelo bem do viver em sociedade”.
sertao1
sertao1
Paraíba Geral por Fabiana Agra*
Foto: Reprodução Twitter
Foto: Reprodução Twitter
0 comentários:
Postar um comentário